Pelo melhor tratamento do colesterol alto genético #HFHo

Pelo melhor tratamento do colesterol alto genético #HFHo

A hipercolesterolemia familiar homozigótica (HFHo) é uma doença extremamente grave que ceifa a vida de jovens e crianças quando não tratada. A estimativa de vida àqueles com o tratamento disponível é de 30 anos.

Entre os dias 19 de janeiro e 06 de fevereiro, a CONITEC – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - divulgou a Consulta Pública (CP 01/2018) sobre a incorporação de um novo medicamento, o evolocumabe, para tratamento de pacientes com HFHo. Durante esse período a consulta recebeu 36 contribuições importantes de médicos especialistas e de centros de referência em Doenças Cardiovasculares e HF, de associações de pacientes com HF e de pacientes com HFHo.

Das contribuições, 94% concordam totalmente com a incorporação do evolocumabe, por entenderem que é o único medicamento aprovado pela ANVISA no tratamento da HFHo e, que demonstrou reduções de até 60% nos níveis de colesterol.

Entretanto, o parecer preliminar da CONITEC foi o de não incorporar o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

As contribuições das pessoas na consulta pública surpreenderam técnicos da CONITEC, o que pode ser um bom sinal para a revisão do parecer apresentado. Essa é uma excelente notícia e, será melhor ainda, se o tema entrar na pauta da próxima reunião, em abril, para a avaliação e decisão sobre a ratificação ou retificação do parecer. A inclusão do evolocumabe é mais uma esperança para parte das pessoas que convivem com HFHo.

Este é um convite para que você siga conosco neste desafio. Vamos enviar e-mails, telefonar, postar comentários nas redes sociais, com o pedido de que a CONITEC divulgue o andamento dessa avaliação, que inclua a discussão na pauta da próxima reunião e que possa apresentar um novo parecer sobre o evolocumabe. E, em um futuro breve, esse medicamento possa ser incorporado no SUS, garantindo acesso àqueles que dele tanto necessitam.

A hora é agora!

e-mail: conitec@saude.gov.br
Site: http://conitec.gov.br/

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário