ANVISA aprova novo antilipêmico | AHF Colesterol

ANVISA aprova novo antilipêmico

O Portal ANVISA Notícias publicou em 20/04/2016 que foi concedido o registro para o novo produto biológico Repatha® (evolocumabe), um anticorpo monoclonal que se liga a uma proteína chamada PCSK9, que afeta a capacidade do fígado de absorver colesterol. Este registro foi publicado no Diário Oficial da União em 18/04/2016.

Em nosso post “O tratamento medicamentoso da hipercolesterolemia familiar” escrevemos o seguinte ”Os inibidores PCSK9 são anticorpos monoclonais que agem sobre proteínas séricas. O seu mecanismo de ação é inativar as PCSK9, evitando que elas se liguem ao RLDL (receptor das proteínas de baixa densidade). Por sua vez, isto regula para cima a LDL na superfície dos hepatócitos, promovendo um aumento da captação do LDL colesterol circulante e, ultimamente, levando à redução dos níveis plasmáticos do LDL colesterol”.

O evolocumabe (Repatha® ) foi aprovado pela FDA em agosto de 2105. “Uma vez que estes medicamentos (os inibidores PCSK9) estejam disponíveis no Brasil, serão de um benefício muito grande para os pacientes”, assegurava o coordenador do programa Hipercol Brasil, do Instituto do Coração (Incor), o cardiologista Dr. Raul Dias Santos.

Esta classe de fármacos reduz o LDL colesterol, quando usada em conjunto com as estatinas, independentemente do tipo, da dose, ou da atividade da estatina.

No Brasil, o produto Repatha® (evolocumabe) foi aprovado para as seguintes indicações terapêuticas:

Hipercolesterolemia e Dislipidemia Mista

Repatha® é indicado para adultos com hipercolesterolemia primária ou dislipidemia mista, como adjuvante à dieta:

  • Em combinação à estatina ou à estatina mais outras terapias hipolipemiantes em pacientes incapazes de atingir os níveis da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) com o máximo de dose de estatina tolerada, ou;
  • Isoladamente ou em combinação a outras terapias hipolipemiantes em pacientes que são intolerantes à estatina, ou para aqueles nos quais a estatina é contraindicada.

Hipercolesterolemia Familiar Homozigótica

Repatha® é indicado em adultos e adolescentes com 12 anos de idade ou mais com hipercolesterolemia familiar homozigótica, em combinação com outras terapias hipolipemiantes.

O efeito de Repatha® sobre a morbidade e mortalidade cardiovascular ainda não foi determinado.

Resumindo, temos agora disponível no Brasil este novo medicamento, lançado dia 04/08/2016, para o tratamento da hipercolesterolemia familiar homo e heterozigótica, de acordo com as indicações aprovadas pela ANVISA, e ontem (16/08/2016) também foi aprovado o Alirocumabe, medicamento da mesma classe.

Fonte: ANVISA.

---

Se você tiver colesterol LDL acima de 210 mg/dl e membros em sua família com infarto em idade inferior a 45 anos, entre em contato com o InCor pelo e-mail hipercolbrasil@incor.usp.br enviando como anexo uma cópia ou foto do seu exame de colesterol junto com um número de contato telefônico. A Equipe do Hipercol Brasil entrará em contato com você!

Continue visitando o nosso site para aprender mais sobre a HF. Leve esta notícia ao seu médico. Espalhe que a HF é tratável, quanto mais cedo diagnosticado melhores são os resultados. A HF é familiar, passa de geração em geração, portanto todos precisam ser diagnosticados.

Seja um Associado