Participe da Consulta Pública para avaliar o medicamento Ezetimiba

Participe da Consulta Pública para avaliar o medicamento Ezetimiba

Participe dizendo ao Ministério da Saúde que a ezetimiba ajudará a salvar vidas.

Entre no site da CONITEC e opine!

A CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) deu parecer negativo à inclusão da ezetimiba (medicamento que possui seus genéricos), que reduz em 24% os níveis do colesterol ruim quando associado às estatinas.

Participe da consulta pública e coloque que não concorda com o parecer da Comissão. Assim este medicamento pode ser disponibilizado para melhorar o tratamento do colesterol alto.

São dois formulários: um técnico para médicos e especialistas e outro para o paciente. Fique atento!

A Consulta Pública é uma maneira apresentada pela Administração Pública, no caso pelo Ministério da Saúde, para divulgar e dar transparência ao processo de avaliação para a inclusão de medicamentos e outras tecnologias no SUS. É uma oportunidade de nós participarmos como cidadãos, como pacientes e representantes da sociedade médica e darmos opiniões, passarmos informações e até fazermos críticas a respeito de determinado tema. Com o resultado da consulta pública, os órgãos do governo podem ampliar a discussão sobre o assunto e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.

É muito importante que você participe. Preencha e grave o formulário para que suas contribuições possam ser analisadas pelo plenário da CONITEC.

PASSO A PASSO PARA CONTRIBUIÇÃO DA CONSULTA PÚBLICA

1. Acesse o site da CONITEC e vá para a página de Consultas Públicas (http://conitec.gov.br/consultas-publicas). Vá até a Consulta Pública N° 17 - Ezetimiba no tratamento da dislipidemia. Verifique as datas de início e término da CP.

2. Leia o relatório disponibilizado de acordo com seu conhecimento: profissional (técnico) ou civil (para a sociedade).

3. Caso decida por enviar sua contribuição, existem duas possibilidades:
• Contribuição baseada em experiência ou opinião – caso seja ou tenha tido contato com paciente acometido pela doença, ou possua alguma experiência com a utilização do medicamento;
• Contribuição técnico-científica – caso possua conhecimento científico sobre o tema, incluindo a doença, seu tratamento, ou estudos clínicos com o medicamento em questão.

4. Na coluna “Contribuições”, existem dois modos que se pode contribuir de acordo com o seu conhecimento:
• Para sociedade civil, pacientes e associações de pacientes o indicado é a contribuição por Experiência ou Opinião.
• A contribuição Técnico-cientifica é mais utilizada por médicos e pela indústria farmacêutica.

5. Clique no tipo de contribuição que se adequa ao seu conhecimento;

6. Preencha com suas informações pessoais e responda às perguntas, incluindo se concorda ou não com a recomendação preliminar da CONITEC.

A CONITEC foi CONTRA a inclusão da Ezetimiba para o tratamento das Dislipidemias. Você concorda?

7. Clique em “Gravar” e aguarde a mensagem de confirmação da contribuição aparecer na tela.

8. Pronto! Sua contribuição foi salva e será analisada pela CONITEC ao término do período da CP. A Comissão irá consolidar todas as contribuições e, ao término do processo de avaliação, emitir um relatório atualizado com a recomendação final, juntamente com uma análise resumida de todas as contribuições recebidas.

Não perca tempo, a consulta pública se encerra no dia 17 de Maio!