Relação causal definitiva entre altos níveis de LDL colesterol e eventos cardiovasculares

Relação causal definitiva entre altos níveis de LDL colesterol e eventos cardiovasculares

Na cardiologia, muito se debate sobre o controle do nível de LDL - Colesterol, o conhecido colesterol ruim. Há os que defendem que é somente um biomarcador − indicador a ser monitorado −, enquanto outros entendem que o LDL é realmente uma das causas das doenças cardiovasculares. Porém, uma apresentação recente da Sociedade Europeia de Aterosclerose (EAS) traz uma conclusão para esta discussão ao evidenciar cientificamente que o LDL - Colesterol é, de fato, um fator que causa o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O parecer conclui também que o acúmulo de LDL – Colesterol ao longo do tempo e a falta de tratamento determinam o início e a progressão dessas doenças, como infarto do miocárdio e AVC isquêmico.

“Levando em consideração essas informações, pode-se afirmar que quanto mais cedo nos preocuparmos e tentarmos baixar os níveis de LDL - Colesterol, maior será o benefício na redução do risco de um infarto do miocárdio ou de um AVC ao longo da vida, principalmente em pacientes de alto risco cardiovascular, ou com o colesterol alto de origem genética, a Hipercolesterolemia Familiar (HF). Por acumularem colesterol ruim desde a infância, muitos acabam tendo um infarto ou AVC antes dos 50 anos de idade”, diz José Francisco Kerr Saraiva, professor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).

O parecer, que resultou do Painel realizado em abril de 2017 no Congresso da EAS, foi publicado no European Heart Journal na mesma data e analisou a base total de evidências cientificas para chegar à conclusão de causalidade, incluindo estudos genéticos, epidemiológicos e randomizados com terapias que ajudam a baixar os níveis de LDL - Colesterol, como os estudos GLAGOV e FOURIER, ambos da biofarmacêutica Amgen, que avaliaram os benefícios do medicamento Repatha® (evolocumabe) para esses pacientes.

O estudo GLAGOV avaliou os efeitos do medicamento em pacientes de alto risco ou com Hipercolesterolemia Familiar (HF) e mostrou que 90% dos pacientes conseguiram diminuir os níveis de LDL - Colesterol abaixo de 70 mg/dl, índice considerado saudável e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e 64% dos pacientes tiveram regressão nas placas ateroscleróticas, duas vezes mais que com a estatina, o tratamento padrão.

Já o estudo de desfechos cardiovasculares, FOURIER, apresentado no início de 2017, avaliou 27.564 pacientes, 693 deles brasileiros, com doenças cardiovasculares clinicamente evidentes e quebrou um paradigma ao estabelecer, pela primeira vez, uma redução intensa dos níveis de LDL - Colesterol com Repatha®, além do que é possível com a melhor terapia atual isolada, a uma redução adicional de eventos cardiovasculares de 20%. Ou seja, 1 evento evitado a cada 5, nos eventos cardiovasculares principais, que incluem infarto do miocárdio, AVC isquêmico ou revascularização coronariana. Segundo o estudo, cada um desses eventos teve redução de 27%, 21% e 22%, respectivamente. O estudo Fourier demonstrou ainda uma redução de LDL – Colesterol  para níveis abaixo de 25 mg/dl em 42% dos pacientes, com resultados ainda mais significativos do que os índices atuais recomendados pelos especialistas com a mesma segurança para os pacientes.

Lançando no Brasil no final de 2016, o Repatha® trouxe uma nova, segura e eficaz opção para pacientes brasileiros que têm dificuldade de controlar os níveis de LDL - Colesterol com o tratamento padrão, as estatinas, trazendo benefícios que ajudam a manter a qualidade de vida e ajudam a evitar eventos cardiovasculares.

Fonte: Amgen

________

Se você tiver colesterol LDL acima de 210 mg/dl e membros em sua família com infarto do miocárdio em idade inferior a 45 anos, entre em contato com o InCor pelo e-mail hipercolbrasil@incor.usp.br, enviando como anexo uma cópia ou foto do seu exame de colesterol junto com um número para contato telefônico. A Equipe do Hipercol Brasil entrará em contato com você!

Além do Hipercol Brasil, também a UNIFESP faz diagnóstico genético da HF: Endereço: Rua Loefgren, 1350. CEP - 04040-010. Fone: 11-55764961. E-mail para marcar coleta: waleria.toledo@gmail.com

Continue visitando o nosso site para aprender mais sobre a HF. Leve esta notícia ao seu médico. Espalhe que a HF é tratável, quanto mais cedo for diagnosticada, melhores são os resultados. A HF é familiar, passa de geração em geração, portanto todos precisam ser diagnosticados.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário