Glossário | AHF ColesterolAHF Colesterol

Glossário

AVC

O acidente vascular cerebral (sigla: AVC), ou acidente vascular encefálico (acrônimo: AVE), vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais.

APO B

Para transportar o colesterol para células específicas, a partícula de LDL-C possui uma proteína específica ligada a ela, chamada lipoproteína Apo-B ou ApoB atua como uma ponte entre a partícula de LDL-C e as células do corpo que transportam o receptor de LDL.

ÁCIDOS BILIARES

O fígado produz ácidos biliares e colesterol. Os ácidos biliares são excretados no intestino quando comemos, Isso ajuda as gorduras do intestino a entrar no sangue.

aterosclerose

É uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde.

CÉLULA

As células são os blocos de construção do corpo e podem ser comparadas aos tijolos de uma construção. O corpo é feito de cerca de 100.000.000.000.000 (100 trilhões) de células.

chd

Doença cardíaca coronariana (CHD) é a principal causa de morte em todo o mundo. Esta doença acontece quando as artérias do seu coração se entopem, levando à diminuição do fluxo sanguíneo e à falta de oxigênio e outros nutrientes para as diferentes partes do seu corpo.

COLESTEROL HDL

Também conhecido como “colesterol bom”. É bom ter muito colesterol HDL em seu sangue.

COLESTEROL LDL

Conhecido também pelo nome de “colesterol ruim”. O melhor é ter apenas uma pequena quantidade de colesterol LDL no sangue.

CROMOSSOMOS

O material hereditário presente no núcleo de cada célula.

DNA

As moléculas que constroem nossos genes em nossos cromossomos.

GENE

Uma seção do DNA que codifica determinada proteína.

GORDURA HIDROGENADA/GORDURA HIDROLISA/GORDURA ENDURECIDA

São nomes diferentes da mesma gordura. Essa gordura começa como gordura insaturada que posteriormente é transformada em gordura saturada. A transformação da gordura insaturada em gordura é bastante comum, pois a gordura saturada dura mais tempo.

GORDURA INSATURADA

Essa gordura está presente na maioria dos alimentos vegetais e em peixes. O corpo não consegue criar gordura insaturada por si só de forma suficiente, por isso devemos comer alimentos que contenham gordura. As gorduras insaturadas permanecem moles ou líquidas na geladeira.

GORDURA SATURADA

O próprio corpo pode armazenar essa gordura. Uma alimentação rica em gordura saturada resulta em um aumento do colesterol sanguíneo. A gordura saturada é o tipo de gordura que endurece quando está dentro do refrigerador.

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR (HF)

Trata-se de uma alteração das células hereditárias. A alteração significa que as células não conseguem absorver níveis suficientes de colesterol do sangue. Isso resulta em níveis altos de colesterol sanguíneo.

INFARTO DO MIOCÁRDIO

Doença cardíaca que pode ocorrer repentinamente quando o suprimento de sangue ao coração é bloqueado. As causas de infarto do miocárdio incluem colesterol elevado e o tabagismo.

LDLr

Presença de mutações no gene do receptor de lipoproteína de baixa densidade.

ldlc

São níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade.

LIPÍDIOS

Gorduras.

LIPOPROTEÍNAS

Lipoproteínas são as pequenas embalagens feitas de colesterol, triglicérides e proteínas e são um meio pelo qual as gorduras são transportadas no sangue. Existem vários tipos de lipoproteínas, sendo as mais importantes a HDL e LDL.

NUTRICIONISTA

Um profissional especializado em alimentação e gestão alimentar. Esse indivíduo se forma após 1 a 5 anos de estudo universitário.

QUILOMÍCRONS

Grandes partículas de lipoproteína que transportam lipídios do intestino para as células.

RECEPTORES

Receptores são “tentáculos” localizados na parte externa das células. Os téntaculos captam substâncias no sangue necessária para as células. Há receptores especiais para as lipoproteínas. Os indivíduos que herdaram a Hipercolesterolemia Familiar (HF) têm poucos receptores funcionais de lipoproteínas de LDL. Isso significa que o colesterol LDL permanece no sangue e pode ser depositado nos vasos sanguíneos sob a forma de placa, resultando em estreitamento dos vasos sanguíneos.

TRIGLICÉRIDES

Outra palavra para gorduras. As gorduras dos alimentos e do sangue são triglicérides. É bom ter níveis baixos de triglicérides no sangue.

VESÍCULA BILIAR

Uma bolsa ligada ao fígado que armazena a bile.

VLDL

Lipoproteína de densidade muito baixa; quando a gordura do intestino chega ao fígado é envolta em grandes partículas, ricas em gordura, que são chamadas de VLDL.

xantoma

Xantoma é a deposição de material amarelado rico em colesterol nos tendões e outras partes do corpo, que ocorre em diversas doenças.