Tratamento | AHF ColesterolAHF Colesterol

Tratamento

Como tratar a HF

Como é possível reduzir o colesterol LDL?

Há duas etapas que ajudam a reduzir o colesterol:

  • Etapa 1: Mudanças na alimentação
  • Etapa 2: Medicamentos

Uma mudança na alimentação é a primeira etapa para a redução dos níveis de colesterol, mas se isso não reduzir o colesterol de forma suficiente, a medicação adequada também deve ser iniciada. Isso se aplica a todas as pessoas com HF. Uma mudança na alimentação pode reduzir o colesterol elevado. O objetivo do tratamento (alimentação e medicação) é reduzir o nível de colesterol abaixo da média da população. Para indivíduos com alto risco, ou portadores de doença cardiovascular, a meta pode ser uma maior redução do colesterol.

Quando o indivíduos herdam um gene de HF alterado da ambos os pais, os receptores de LDL funcionais estarão completamente ausentes nas células. Nem medicamentos nem tratamento dietético, isoladamente ou combinados, podem ser suficientes para reduzir níveis de colesterol extremamente altos. Esses pacientes devem conversar com se médico sobre as possibilidades de tratamento.

shutterstock_98641478

Como a alimentação afeta o colesterol LDL?

Toda a gordura dos alimentos é uma mistura de gorduras saturadas e insaturadas. As gorduras saturadas são encontradas em produtos de origem animal (como laticínios e carne), margarinas e na maioria dos bolos, biscoitos, “fast food” e lanches. Essas gorduras saturadas aumentam o colesterol, enquanto a gordura insaturada de plantas (óleos de milho, canola e soja, entre outros) e peixes reduz ou tem um efeito neutro sobre o colesterol LDL.

A baixa ingestão de colesterol é recomendada para pessoas com um elevado nível de colesterol no sangue. As mais importantes fontes de colesterol na alimentação são os alimentos de origem animal, como gemas de ovos, carne e laticínios gordurosos, como queijo, creme e manteiga.

Os peixes gordos ou óleo de peixe são ricos em ácidos graxos ômega 3, que segundo os nutricionistas têm um efeito benéfico sobre a circulação e o ritmo cardíaco.

O ômega 3 também reduz os níveis de triglicérides. Para assegurar uma ingestão suficiente de gorduras de peixe é recomendável o seu consumo ao menos duas vezes por semana na refeição principal. Caso sua alimentação seja pobre em peixes gordos, você deve ingerir diariamente óleo em peixes gordos, você deve ingerir diariamente óleo de peixe ou outro suplemento de ômega 3.

A ingestão de alguns tipos de fibras também pode colaborar para a redução dos níveis de colesterol. Isto ocorre porque essas fibras retém o colesterol no intestino, que acaba sendo excretado por meio das fezes. Alimentos ricos em fibras também são uma importante fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes.

healthy-foods-featured

Que tipo de alimentação um portador de HF deve ter?

A alimentação dos indivíduos com HF devem ser variada, equilibrada e benéfica ao coração. O objetivo é reduzir gradualmente a ingestão total de gorduras e colesterol e, ao mesmo tempo, substituí-la pela ingestão do tipo certo de gordura, de alimentos ricos em fibras e por frutas e legumes. Para crianças com HF, a gestão alimentar deve ser apoiada por uma mudança na alimentação de toda família. É importante que os hábitos alimentares saudáveis sejam estabelecidos o quanto antes.

Mudar a alimentação leva tempo, muitas vezes meses ou anos, e requer acompanhamento regular de um nutricionista ou médico. O que você como regularmente é  que importa; desvios ocasionais da alimentação recomendada não resultarão em aumento de colesterol.

22102014075851

Como a medicação afeta o colesterol LDL?

Quais tratamentos com medicamentos reduzem o colesterol ldl?

Medicamentos que podem reduzir o colesterol LDL aumentam o número de receptores de LDL, o que permite uma melhor absorção de colesterol LDL do sangue. Para se reduzir suficientemente os níveis de colesterol, as mudanças na alimentação devem ser combinadas com o uso de medicamentos. Vários tipos de medicamentos são prescritos e podem ser utilizados isoladamente ou combinados. Novos medicamentos estão sendo desenvolvidos. O tratamento da HF com medicamentos não se limita aos adultos. Caso um paciente venha de uma família gravemente afetada pela HF, alguns especialistas recomendam que se inicie o tratamento com medicamentos ente 10 e 12 anos de idade, especialmente se um dos pais sofre problemas do coração antes dos 40 anos. O tratamento dura a vida inteira e ajudará o paciente a ter uma vida mais longa e saudável. A recomendação para que se inicie o tratamento com medicamento em adultos e crianças é baseada na avaliação dos níveis de colesterol LDL em combinação com o histórico familiar de doença cardiovascular.

Caso você tenha sido diagnosticado com HF, fale com seu médico sobre qual abordagem terapêutica seria a melhor para você. Abaixo, nesta página, estão as descrições dos tratamentos disponíveis atualmente.

As estatinas são os mais importantes medicamentos redutores de colesterol utilizados no tratamento da HF. Estes medicamentos atuam reduzindo a produção de colesterol nas células. A fim de manter o equilíbrio do colesterol, as células aumentam o número de receptores de LDL que "absorvem" o colesterol LDL do sangue. O resultado é uma redução do colesterol LDL no sangue.

Antes do tratamento com estatinas, eram utilizadas as resinas. Estas substâncias se aderem aos ácidos biliares e inibem sua absorção do intestino para o fígado. Ligados às resinas, os ácidos biliares são excretados com as fezes. Para compensar a perda de ácidos biliares, o fígado aumenta a absorção do colesterol LDL do sangue e passa a gerar novos ácidos biliares.

Os inibidores de Absorção de Colesterol inibem a absorção do colesterol a partir do intestino, tanto da alimentação quanto do colesterol eliminado pelo fígado. Inibidores de absorção de colesterol encontrados na natureza incluem esteróis vegetais, que estão presentes, por exemplo,, na margarina. Esteróis vegetais também reduzem a absorção do colesterol no intestino. Os tratamentos com base em niacina são outra opção para reduzir os níveis de colesterol.

As mudanças alimentares devem continuar após o início do tratamento com medicamentos. Tanto o tratamento que inclui a alimentação quanto o que utiliza medicamentos, devem ser mantidos por toda a vida em pacientes com HF, Um perfil lípidico deve ser realizado no início do tratamento e posteriormente para monitorar os resultados do tratamento.