Vida Saudável | AHF ColesterolAHF Colesterol

Vida Saudável

O QUE É DOENÇA CARDIOVASCULAR

A doença cardiovascular se refere a doenças do coração e vasos sanguíneos causadas por aterosclerose. A aterosclerose envolve o acúmulo de gordura (incluindo o colesterol) e o estreitamento dos vasos sanguíneos, podendo levar à redução do fluxo sanguíneo. Quando a aterosclerose reduz o fluxo de sangue para um órgão, isso pode resultar em danos aos órgãos. Caso isso aconteça em um vaso sanguíneo que leva sangue ao coração, provoca um ataque cardíaco. Caso isso aconteça em um vaso sanguíneo que leva sangue ao cérebro, provoca um acidente vascular cerebral.

A asterosclerose começa com depósito de células cheias de colesterol na parede interna dos vasos sanguíneos . Isso causa inflamação, incursão de mais células, mais depósitos de colesterol, formação de tecido cicatricial e endurecimento, resultando na formação de uma "placa". As placas podem estreitar os vasos sanguíneos e reduzir o fluxo de sangue para o coração e outros órgãos. No coração, o suprimento sanguíneo reduzido pode causar dor ou desconforto, especialmente após o exercício. As placas podem se romper, resultando em danos ao interior do vaso sanguíneo e na formação de um coágulo de sangue, que podem bloquear ou restringir severamente o fornecimento de sangue. Isto causa falta de oxigênio imediata para a parte do órgão suprida pelo vaso sanguíneo e resulta em dano tecidual (maior ou menor). Isto se chama infarto. Nesta situação. é importante restaurar o fluxo de sangue o mais rapidamente possível para limitar o dano tecidual. Isto pode ser realizado com um tratamento que utilize medicamentos para dissolver coágulos, com a remoção mecânica direta do coágulo de sangue através da utilização de um cateter (pequeno tubo indicado para penetrar os vasos sanguíneos) e aumentando o tamanho do vaso sanguíneo com um pequeno balão expandido no interior do vaso, seguido pela inserção de redes metálicas nos vasos sanguíneos (stent). Muitas vezes, esses métodos são utilizados em conjunto.

Alimentação e prÁTICA ESPORTIVA

200559333-001
receitas-saudaveis
67700-3

A alimentação deve ser variada, equilibrada e benéfica ao coração. O objetivo é reduzir gradualmente a ingestão total de gorduras e colesterol e, ao mesmo tempo substituí-la pela ingestão do tipo certo de gordura, de alimentos ricos em fibras e por frutas e legumes.

Para as crianças com HF esta mudança alimentar deve ser apoiada por toda família. É muito importante que os hábitos alimentares saudáveis sejam estabelecidos o quanto antes.

A atividade física é recomendada para todas as faixas etárias. O exercício físico regular tem efeitos benéficos sobre o perfil lipídico por meio de redução do colesterol LDL e de triglicérides e pelo aumento do colesterol HDL,

Cinco orientações importANTES PARA UMA ALIMENTAÇÃO BENÉFICA AO CORAÇÃO:

  1. Comer menos gordura, principalmente menos gordura saturada.
  2. Substituir gorduras saturadas por insaturadas.
  3. Comer mais alimentos que contenham fibras, legumes e frutas todos os dias.
  4. Comer menos alimentos ricos em colesterol.
  5. Restringir alimentos e bebidas ricos em açúcar ou álcool.
350