Dra Maria Izar | AHF Colesterol

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1981) e Doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Possui Título de Especialista em Cardiologia pelo MEC e AMB, além de ter curso de Administração Hospitalar. Foi Research Fellow do Mount Sinai School of Medicine, da New York University de 1995-1996.

Concursada como Médico Assistente da Disciplina de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo possui vínculo de 40 horas semanais na instituição. Atualmente é Livre Docente em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2010), Professor Afiliado da Disciplina de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo e Pesquisador Nível 2 do CNPq. Coordena o Laboratório de Biologia Molecular do Setor de Lipides, Aterosclerose e Biologia Vascular da UNIFESP.

Tem experiência na área de Lipides, Aterosclerose e Biologia Vascular, atuando principalmente nas seguintes áreas: aterosclerose, lipides, fatores de risco, diabetes e genética. Suas linhas de pesquisa incluem Inflamação na Aterosclerose, Metabolismo de Esteróis, Genômica, Nutrigenômica, Modelos experimentais em aterosclerose e diabetes.