Dr Raul Filho | AHF Colesterol

Raul Filho possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (1986) e residência médica e especialização em cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HCFMUSP (1987-1990).

Após dois anos de especialização clínica e pesquisa na Unidade Coronária daquela instituição, passou a se dedicar a partir de 1992 ao estudo das dislipidemias e sua relação com aterosclerose. Concluiu seu mestrado (1995) e doutorado em Ciências dos Alimentos(1999) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo onde trabalhou com cinética de lipoproteínas artificiais. Em 2004 foi aprovado no concurso de Professor Livre-Docente pelo Departamento de Cardio-Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Desde 2004 é o diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor - HC.FMUSP, exercendo atividades de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de graduação e pós-gradução na Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor associado daquela faculdade e realiza projetos de pesquisa na área de dislipidemias, principalmente as formas genéticas graves, prevenção da aterosclerose e de imagem e aterosclerose em associação com centros brasileiros e estrangeiros como o Hospital Israelita Albert Einstein, as Disciplinas de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e da USP e as Universidades Johns Hopkins e Tufts nos EUA. Participou ativamente como coordenador e como membro de diretrizes para manuseio de dislipidemias e prevenção da ateroslcerose em adultos, crianças e adolescentes, doença coronariana, obesidade, síndrome metabólica e uso da imagem em cardiologia diretrizes estas realizadas pelas Sociedades Brasileiras de Cardiologia e Hipertensão entre outras.

Foi presidente do departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2010-2011 e é diretor da Sociedade Internacional de Aterosclerose. Foi presidente do capítulo Latino Americano da Força Tarefa para Prevenção da Doença Coronária, sendo que coordenou o comitê de síndrome metabólica da Interamerican Heart Foundation durante 3 anos. Além das dislipidemias tem experiência na área de doenças metabólicas, nutrição e uso de métodos de imagem (tomografia computadorizada) todos com ênfase à prevenção da aterosclerose. Atua também como assessor de pesquisa do Centro de Medicina Preventiva e do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPEC) do Hospital Israelita Albert Einstein aonde desenvolve estudos na área de prevenção cardiovascular. Atua como um dos Editores Associados da Revista Atherosclerosis da Sociedade Européia de Aterosclerose e do Journal of Clinical Lipidology da Associação Americana de Lípides (NLA).

Finalmente participa ativamente do Painéis de Consenso sobre Hipercolesterolemia Familar das Sociedades Europeia de Aterosclerose (EAS), Associação Americana do Coração (AHA) e Fundação Internacional de Hipercolesterolemia Familiar (IFHF).