Nutrição e hábitos alimentares | AHF Colesterol

Nutrição e hábitos alimentares

A promoção de hábitos alimentares saudáveis e praticas alimentares tem inicio na infância, com o aleitamento materno, e no decorrer da vida, consolida-se em busca de uma qualidade de vida saudável.

Entenda-se por qualidade de vida tudo aquilo que é bom e desejável e compensador nas áreas pessoal, social e afetiva e profissional. Para que o individuo tenha uma boa qualidade de vida, torna-se necessária a integração de todas as áreas, considerando-se a alimentação saudável uma condição essencial para promoção da saúde.

Sem duvida, comer bem é comer com prazer é alegria para todos. O problema é que nos dias de hoje a alimentação ganhou uma importância gigantesca quando se trata de preencher vazios, não do estomago, mas da alma e do coração.

Em pacientes portadores de Hipercolesterolemia familiar a deita tem menor impacto no níveis de LDL colesterol, mas é uma importante aliada a prevenção de outros fatores de risco, como: hipertensão, diabetes, obesidade entre outros.

Pequenas mudanças já começam a fazer grande diferença na sua vida, segue algumas dicas e comece hoje mesmo a prevenir das doenças relacionadas com a obesidade.

  1. Procure distinguir entre fome e desejo;
  2. Resista aos desejos - não inclua-os em sua lista de compras;
  3. Não tenha sonhos impossíveis em relação ao peso - estabeleça objetivos realistas;
  4. Concentre-se em seu comportamento e não no peso (não se pese com freqüência);
  5. Viver as emoções aos invés de descontá-las nos alimentos;
  6. Diferenciar entre fome e compulsão ou "gula";
  7. Quando pegar um alimento para comer perguntar se é fome ou não.

_______________________________________________________

Valéria Machado nutricionista graduada em nutrição pala São Camilo, mestre em ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pós graduanda em nutrição esportiva pela FAPES, coordenadora do ambulatório de nutrição do setor de lípides, hipertenção e biologia molecular da disciplina de cardiologia da UNIFESP, representante regional do ABCDM da Sociedade de cardiologia do estado de São Paulo (SOCESP).