Ação realizada no Metrô de São Paulo disponibilizou exames gratuitos de medição do nível do colesterol para a população
O Aché, em parceria com a Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar, promoveu no dia 8 de agosto de 2023 uma ação de combate ao colesterol com a disponibilização de exames gratuitos para a medição do nível de colesterol LDL, na estação Hospital São Paulo do Metrô. A iniciativa teve como objetivo impactar cerca 500 mil pessoas que transitam pelo local diariamente, além de promover a sensibilização sobre a importância de realizar exames regulares para prevenção e identificação desta doença que acomete aproximadamente 40% dos brasileiros atualmente.
Existem dois tipos de colesterol: o HDL, também conhecido como “o bom colesterol”, uma lipoproteína de alta densidade, que pode remover o colesterol das artérias e transportá-lo para o fígado, para excreção. Já o LDL, é o “colesterol ruim” de gordura na parede arterial, equivalente a 75% do colesterol total em circulação no sangue. Segundo o Ministério da Saúde, sedentarismo, má alimentação, alcoolismo e tabagismo compõem a lista de hábitos que elevam este nível de colesterol, sendo considerado um dos principais responsáveis pelas doenças coronarianas. Essas enfermidades são a primeira causa de mortalidade no Brasil, resultando em 300 mil mortes anuais.
Para o médico cardiologista, professor assistente da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia familiar, Dr. Henrique Tria Bianco, realizar o exame regularmente é o pontapé inicial para o acompanhamento e prevenção do colesterol. “A população precisa de informação sobre como prevenir, tratar e controlar essa doença, que por muitas vezes é considerada silenciosa e pode ser confundida com outras enfermidades na hora do diagnóstico”, afirmou.
Antonio Amedeo Vattimo, médico cardiologista e gerente médico do Aché, reforçou a importância que as campanhas de conscientização possuem para a população: “A partir dessa campanha, tivemos a possibilidade de impactar meio milhão de pessoas em um único dia e chamar a atenção para o combate ao colesterol. Quanto mais o assunto for discutido, maior a chance de reduzir o número de pacientes com LDL alto”. Os pacientes que realizaram o exame também receberam um kit composto por ecobag, botom, revista e folheto com informações sobre prevenção e tratamento da doença.
Doença silenciosa
Sem sintomas evidentes, o colesterol alto só é identificado por exames de sangue, e por isso a recomendação é de que o acompanhamento específico para identificar qualquer indício desta doença seja realizado uma vez por ano, em pacientes a partir dos 35 anos. O colesterol é um componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo, e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. É ele o responsável por desempenhar funções essenciais em nosso organismo, como a produção de vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Porém, o excesso de colesterol (conhecido por dislipidemia) pode formar placas de gordura na parede das artérias, dificultando o fluxo sanguíneo ou, até mesmo, obstruindo essa passagem, o que é prejudicial e aumenta o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares.
Sobre o Aché Laboratórios
Empresa 100% brasileira, fundada há 56 anos, o Aché está posicionado entre as maiores corporações farmacêuticas do Brasil, cumprindo o propósito de levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Reconhecida pela sua capacidade de inovação, excelência e qualidade em produtos e serviços, governança e solidez, a Companhia emprega mais de 5.300 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor.
Mantém um diversificado pipeline de projetos em desenvolvimento e disponibiliza ao mercado um portfólio com 363 marcas em 978 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e isentos de prescrição (MIPs), que cobrem 152 classes terapêuticas e 21 especialidades médicas. Os produtos do Aché, desenvolvidos para registro em mercados altamente regulamentados, estão presentes em 17 países na América Latina, África, Ásia e Europa.
Possui cinco plantas industriais: em São Paulo, capital; em Guarulhos, no estado de São Paulo; em Londrina, no Paraná (empresa Nortis); em Anápolis, estado de Goiás, e em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Além disso, a empresa possui 25% da Bionovis, fruto da joint-venture de biotecnologia com outras três empresas farmacêuticas brasileiras.