Resumo do II Encontro de Hipercolesterolemia Familiar

Resumo do II Encontro de Hipercolesterolemia Familiar

Foi realizado no dia 28 de maio de 2016, no Hotel Transamérica, em São Paulo, com enorme sucesso, o II Encontro de Hipercolesterolemia Familiar, que reuniu cerca de 70 participantes, entre membros da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar, da diretoria desta Associação, médicos, e representantes da HF Foundation dos Estados Unidos.

O programa constou do seguinte:

Parte 1

Palestra sobre Hipercolesterolemia Familiar, proferida pelo Raul D. Santos, PhD, Diretor da Clínica de Lipídeos do InCor da USP. Ele também é Professor Associado do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, onde exerce atividades nos cursos de graduação e de pós-graduação.

encontro de hipercolesterolemia familiar

Palestra sobre a Hipercol Brasil, proferida pela Cinthia E. Jannes, PhD, Doutora em Biologia Molecular, Laboratório de Cardiologia Molecular, Incor, FMUSP.

encontro de hipercolesterolemia familiar

Palestra sobre a HF Foundation, proferida por Katherine A. Wilemon, Presidente e Fundadora da FH Foundation, e Stacey Lane, JD, membro da Diretoria, sobre a FH Foundation, seus objetivos, metas e políticas.

encontro de hipercolesterolemia familiar

Parte 2

Palestra sobre a HF na infância e na adolescência, proferida pela Isabela de Carlos Back, PhD, Pediatra e Cardiologista de Florianópolis, com tese de mestrado em lípides séricos em crianças.

encontro de hipercolesterolemia familiar

Palestras sobre vivendo com HF, proferida por Luiza Antoniazzi, MSc, Nutricionista do Incor (Nutrição), Alessandra Medeiros, PhD, bacharel em Educação Física pela USP (1997) e doutora em Educação Física pela USP (2006). Pós-doutorado na área de Genética Médica e Biologia Molecular, realizado InCor-FMUSP, pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (2009). Pós-doutorado na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Atividade Física) e por Ana Cristina Souto, MSc, Psicóloga, formada pela PUCSP (1988), especialista em Aspectos Psicobiológicos da Obesidade pela UNIFESP (2007), mestre em Psicologia Social pela PUCSP (2010), e doutoranda em Ciências da Saúde na USP (Psicologia).

encontro de hipercolesterolemia familiar

Palestra sobre a AHF Brasil em números, proferida por Patrícia Vieira de Luca, MSc, atual Presidente da AHF.

encontro de hipercolesterolemia familiar

O Dr. Raul D. Santos falou sobre a HF, destacando seus aspectos mais importantes, e resumindo os principais riscos e opções de tratamento. A Dra. Cinthia E. Jannes é responsável pela área de diagnóstico genético da HF da Hipercol Brasil, e falou sobre a atual situação da área sob sua responsabilidade.

A seguir, a Dra. Isabela de Carlos Back falou sobre a incidência e o tratamento da HF em crianças e adolescentes e foi seguida pela sessão sobre o tema Vivendo com HF, que contou com exposições de Luiza Antoniazzi, Alessandra Medeiros e Ana Cristina Souto, que abordaram, respectivamente aspectos da nutrição, da atividade física e psicológicos relacionados a pessoas com HF. Finalmente, a atual Presidente da Associação Brasileira de Hipercolesterolemia Familiar, Patrícia Vieira de Luca, falou sobre a situação atual da Associação e mostrou alguns dados estatísticos.

Todas as sessões foram seguidas por Painéis de Discussão, que contaram com a participação de Dra. Maria Cristina Izar, PhD, do Dr. Francisco A. Helfenstein Fonseca, PhD, e da Dra. Tânia Martinez, PhD, todos renomados cardiologistas e conselheiros da AHF.

encontro de hipercolesterolemia familiar

Se você não conseguiu participar do nosso II encontro, não tem problema, teremos muitos outros. Para garantir que você receba todas as nossas novidades e participe mais ativamente da causa, clique no botão abaixo e associe-se.

Seja um Associado

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário