Hipercolesterolemia Familiar é destaque no programa Bem Estar

Hipercolesterolemia Familiar é destaque no programa Bem Estar

Consultor científico da AHF tirou as dúvidas sobre o assunto

Você sabe o que é hipercolesterolemia familiar? Essa foi a pergunta que permeou o programa matinal Bem Estar, exibido pela Rede Globo em 26 de janeiro de 2016. E para tirar todas as dúvidas sobre a doença, estava presente o consultor científico da Associação Hipercolesterolemia Familiar, AHF, o Dr. Raul Dias.

A Hipercolesterolemia Familiar é uma doença que atinge um em cada 300 brasileiros. Ligada diretamente ao colesterol, os seus riscos são muito significativos: metade dos que não se tratam vão enfartar até os 40 anos e 70% vão enfartar até os 60. Além disso, é muito provável que quem nunca se tratou, terá um infarto até os 70 anos.

Este mal está presente no gene chamado LDL-R que é responsável por receber e filtrar o colesterol LDL. Porém, uma mutação nesse gene deixa o LDL-R com um defeito e acaba não filtrando o colesterol como deveria, aumentando-o de forma perigosa.

Um alerta para os adultos surge quando o colesterol está acima dos 300 ou o LDL maior que 210. Nas crianças com a doença, geralmente, o LDL está acima de 160 e o colesterol maior que 220.

Controlando o colesterol

O cardiologista Dr. Raul diz que o importante para manter o colesterol controlado é seguir uma dieta saudável. Entretanto, quem possui um histórico com hipercolesterolemia familiar, pressão alta, HDL baixo, diabetes tipo 2, problemas cardíacos, entre outros, têm grandes chances de serem submetidos ao tratamento medicamentoso.

Entre os alimentos apontados pelo médico como vilões ricos em colesterol estão doces que possuem muita gordura saturada (que aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom), queijos amarelos, carne vermelha com excesso de gordura, bacon, biscoitos muito amanteigados, entre outros. Um caso especial é o ovo, que é rico em colesterol, entretanto, não chega afetar de forma relevante o problema.

Já os melhores contra o aumento do colesterol ruim, estão os ricos em fibras solúveis como aveia, ameixa, maçã, uva, mamão, figo, damasco e cenoura. Os pães integrais e o azeite também podem ser aliados contra o aumento do colesterol.

O Bem Estar é um programa voltado para falar sobre saúde e bem estar, que conta com a participação de grandes profissionais da área médica do país. Você pode assistir a participação do Dr. Raul no programa clicando aqui.

---

Se você tiver colesterol LDL acima de 210 mg/dl e membros em sua família com infarto em idade inferior a 45 anos, entre em contato com o InCor pelo e-mail hipercolbrasil@incor.usp.br enviando como anexo uma cópia ou foto do seu exame de colesterol junto com um número de contato telefônico. A Equipe do Hipercol Brasil entrará em contato com você!

Continue visitando o nosso site para aprender mais sobre a HF. Leve esta notícia ao seu médico. Espalhe que a HF é tratável, quanto mais cedo diagnosticado melhores são os resultados. A HF é familiar, passa de geração em geração, portanto todos precisam ser diagnosticados.

Seja um Associado

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário