A oscilação dos números do colesterol

A oscilação dos números do colesterol

Se você tiver hipercolesterolemia familiar (HF), provavelmente você já se acostumou com os seus baixos números num determinado mês e com os altos números nos três meses seguintes. Embora você não esteja fazendo nada de diferente, e você ache que está controlando bem a sua doença, você sabe que esses números variam. Às vezes, você pode achar que sabe o que faz esses números aumentarem ou diminuírem, mas isto é sempre uma adivinhação.

Alguns médicos diriam que esses números podem contar uma história, mas, estando nessa oscilação há muito tempo, talvez mais de 30 anos, você pode dizer que os números são a única referência para entender gravidade desta doença. Portanto, continua sendo necessários prestar atenção neles.

Uma paciente norte-americana descreveu no site da FH Foundation uma história interessante, talvez, mais trágica que interessante. Ela escreve que:

“Talvez você conheça a luta para obter Praluent – alirocumabe (já aprovado no Brasil pela ANVISA) do seu seguro saúde. Eu conheço pessoas com HF que ficaram algum tempo sem este medicamento. Pode ser que o seu médico possa lhe dar algumas amostras grátis, mas, nem sempre elas são a dosagem correta para você (por exemplo, você toma normalmente 150 mg/caneta, e o médico pode ter amostras de 75 mg/caneta). Mesmo assim, é melhor tomar uma dose menor que não tomar nada”.

Então, baseado nessa história, eu pergunto e peço a colaboração de médicos e pacientes brasileiros:

  • Como está a situação da prescrição dos inibidores PCSK9 no Brasil?
  • Os pacientes que recebem uma prescrição destes produtos (Praluent ou Repatha), como o adquirem? Têm que compra-lo numa farmácia?
  • Estes medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde, ou por planos de saúde? Ou os planos de saúde dão algum desconto na compra?
  • Há pacientes que recebem uma prescrição, mas que não conseguem obter estes medicamentos por serem muito caros, ou inacessíveis por algum motivo?
  • Se o acesso for financeiramente impossível, você conhece algum caso de judicialização (nós fomos informados que eles já existem)?

Por favor, escrevam as suas respostas para o e-mail: fernando.leite@hytrade.com.br

---

Se você tiver colesterol LDL acima de 210 mg/dl e membros em sua família com infarto em idade inferior a 45 anos, entre em contato com o InCor pelo e-mail hipercolbrasil@incor.usp.br enviando como anexo uma cópia ou foto do seu exame de colesterol junto com um número de contato telefônico. A Equipe do Hipercol Brasil entrará em contato com você!

Continue visitando o nosso site para aprender mais sobre a HF. Leve esta notícia ao seu médico. Espalhe que a HF é tratável, quanto mais cedo diagnosticado melhores são os resultados. A HF é familiar, passa de geração em geração, portanto todos precisam ser diagnosticados.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário