Códigos específicos para a HF são esperados para outubro de 2016 | AHF Colesterol

Códigos específicos para a HF são esperados para outubro de 2016

Estamos aguardando uma decisão do Comitê de Coordenação e de Manutenção da CID-10, prevista para outubro de 2016, referente à submissão feita em 2014 pela FH Foundation para que haja códigos específicos para o diagnóstico da hipercolesterolemia familiar.

Por que somente em outubro de 2016? Houve um congelamento por um ano dos códigos desde 2011 e, portanto, quando a implantação da CID-10 foi atrasada pelo Congresso dos Estados Unidos, de outubro de 2014 para outubro de 2015, nós sabíamos que a inclusão de códigos específicos para a HF somente seria possível em outubro de 2016.

Como sabemos, os portadores de HF precisam de diagnóstico e de tratamento precoces, ao contrário daqueles que desenvolvem hipercolesterolemia mais tarde na vida. A inexistência de códigos específicos para a HF obriga o uso atual de códigos que incluem todas as formas de hipercolesterolemia, e não distinguem a HF, ou estimulam a triagem familiar.

A proposta para a criação de códigos específicos para a HF foi apresentada e defendida numa audiência pública realizada em março de 2014. A seguir, os membros da associação defenderam esta causa no período designado para comentários. O Comitê está agora considerando a proposta e deve publicar a sua decisão na primavera (nos Estados Unidos) de 2016. A implantação, se aprovada, deve ocorrer em outubro de 2016.

Os códigos propostos são para a Hipercolesterolemia Familiar Homozigota e Heterozigota, incluindo uma história familiar.

Para nós brasileiros da AFH isto é de suma importância, pois, abre as portas para que a nossa rede pública de saúde atenda pacientes portadores de HF, inclua os exames de triagem familiar e propicie tratamento gratuito, ou com bons descontos para os portadores de HF, que, como sabemos, são atualmente estimados em 700.000.

----

Faça parte você também!

Faça uma doação!          Seja um associado!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário