Você sabe o que é ser voluntário? | AHF Colesterol

Você sabe o que é ser voluntário?

Atualmente, principalmente nas cidades grandes, a vida é muito atribulada e a correria é geral. Desta forma, é difícil achar tempo para ser voluntário. Entretanto, os benefícios do voluntariado são enormes para você, para a sua família e para a sua comunidade.

A atividade voluntária pode ajuda-lo a fazer novas amizades, envolver-se mais na sua comunidade, aprender novas habilidades e até mesmo ajuda-lo na sua carreira profissional. Além disso, o voluntariado também pode ajuda-lo física e mentalmente.

Segundo a Dra. Tânia Martinez, renomada especialista da UNIFESP, na área da saúde, o voluntariado é muito importante para diversas causas e pode proporcionar grandes benefícios para pacientes de alto risco cardiovascular, como ocorre com os portadores de hipercolesterolemia familiar (HF). Exemplos de outras entidades beneficiadas pelo voluntariado são GRAAC e AACD.

Salvo raras exceções, todos nós podemos dispor de algum tempo para ajudar a nossa comunidade. Na maioria das vezes, isto envolve apenas um simples rearranjo das nossas atividades diárias.

Todavia, o importante parece ser nunca ver a atividade voluntária como uma obrigação, ou como um sacrifício. Pense sempre na sua atividade voluntária como um benefício para você mesmo e para os outros membros da sua comunidade.

Muita gente é naturalmente extrovertida, mas se você for do tipo mais tímido, o voluntariado é um excelente meio para você desenvolver as suas habilidades sociais, de relacionamento humano. Você estará encontrando e se reunindo com um grupo de pessoas que têm interesses comuns.

Ser voluntário faz bem para o seu corpo e para a sua mente, por aumentar a sua autoconfiança, proporcionar um sentido de realização pessoal e ajudar a manter a sua mente ativa.

Veja algumas dicas sobre o trabalho voluntário:

  • Encontre a oportunidade certa para você: você gostaria de trabalhar com adultos, com crianças, com animais, ou remotamente da sua casa (talvez com um computador)? Você prefere trabalhar sozinho ou em grupo, como parte de uma equipe? Você prefere trabalhar por trás do palco, ou prefere uma atividade mais visível? De quanto tempo você pode dispor? Quais causas são importantes para você?
  • Onde encontrar oportunidade para fazer trabalho voluntário: teatros comunitários, museus, bibliotecas, cuidar de idosos, abrigos para animais, clubes como o Lions, ou o Rotary, centros de vida selvagem, parques nacionais, organizações conservacionistas, hospitais, diversas ONGs como a AHF, etc. Enfim, há muitas oportunidades.

Uma dica importante: você é portador de hipercolesterolemia familiar, ou algum membro família é? Você conhece a Associação Hipercolesterolemia Familiar – AHF? Você gostaria de ser um voluntário desta organização?

Caso você tenha interesse e queira saber mais informações, venha participar do II Encontro de Hipercolesterolemia Familiar! Para mais informações e para se inscrever, clique no botão abaixo:

Quero me Inscrever

 

Facebook Ad II Encontro de HF

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário