Prevenção e tratamento de colesterol alto | AHF Colesterol

Prevenção e tratamento de colesterol alto

Altos níveis de colesterol LDL (low density lipoprotein = lipoproteínas de baixa densidade) aumentam o risco de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais, duas grandes causas de morte. Independentemente da sua idade, você pode manter os seus níveis de colesterol num intervalo saudável.

Você pode prevenir o aparecimento de altos níveis de colesterol fazendo escolhas saudáveis e controlando quaisquer doenças que você tiver. Como? Tenha hábitos saudáveis!

Um estilo da vida saudável inclui:

1. Uma dieta saudável

Escolha refeições e lanches saudáveis, que podem ajuda-lo a evitar altos níveis de colesterol LDL e as suas complicações.

Coma muitas frutas e legumes frescos; coma alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, de gordura trans e de colesterol; coma alimentos ricos em fibras (farinha de aveia, feijão e lentilha), em gorduras monossaturadas e em gorduras poli-insaturadas, que podem prevenir o aparecimento de altos níveis do “mau” colesterol (LDL) e de triglicerídeos, ao mesmo tempo em que podem aumentar os níveis do “bom” colesterol (HDL = colesterol ligado a lipoproteínas de alta densidade).

Procure comer menos alimentos com gorduras saturadas, geralmente provenientes de produtos de origem animal (queijo, carnes gordurosas e sobremesas feitas com produtos derivados de leite) e de óleos tropicais, como o azeite de dendê.

Evite a gordura trans, que pode estar presente em alimentos assados (biscoitos e bolos), evite pipoca de micro-ondas, comidas fritas e manteigas/margarinas.

Limite a ingestão de alimentos com alto teor de colesterol, como carnes gordurosas (costela, cupim) e vísceras (fígado, rins).

Escolha leite desnatado, ou semidesnatado, queijos e iogurtes magros.

Coma menos sal e açúcar.

2. Mantenha o seu peso

O peso acima do normal ou a obesidade aumentam o risco de ter níveis elevados de colesterol. Para determinar se o seu peso está num nível adequado, os médicos podem colesterol altocalcular o seu índice de massa corpórea (IMC). Os médicos também usam medidas da circunferência da sua cintura e do seu quadril para verificar um possível excesso de acúmulo de gordura.

3. Faça atividade física

A atividade física pode ajuda-lo a manter um peso saudável e reduzir os seus níveis de colesterol e de pressão arterial. Para adultos, recomenda-se 30 minutos de exercício de intensidade moderada por dia, como andar a pé (entre 100 e 120 passos por minuto) ou de bicicleta.

4. Tome bebidas alcoólicas com moderação

O avô da minha esposa tomava dois copos de vinho tinto por dia, um no almoço e outro no jantar, e morreu com 98 anos de idade!

5. Faça prevenção ou trate doenças

As principais razões pelas quais as pessoas têm altos níveis de colesterol LDL são as seguintes: fatores genéticos, altos níveis de triglicerídeos, diabetes tipo 2, tomar certos medicamentos, fumar, estar acima do peso, comer de forma não saudável e não fazer atividade física.

Portanto, não fume!

No item anterior, nós já abordamos alguns desses fatores. Além disso, faça o seguinte:

  • Verifique o seu nível de colesterol: Faça-o a cada 5 anos, se você for jovem. Fale com o seu médico para saber com que frequência o seu nível de colesterol total e frações deve ser medido. Se você tiver níveis elevados de colesterol LDL, medicamentos e mudanças do seu estilo de vida podem ajuda-lo a reduzir o seu risco de ter doenças cardiovasculares.
  • Verifique a sua glicemia de jejum: Este exame de sangue determinará se tem diabetes ou não. Se tiver, o seu médico irá trata-lo de forma adequada, usando medicamentos, recomendando dieta sem açúcar e recomendando mudanças de estilo de vida.
  • Discuta sempre os seus fatores de risco com o seu médico:Faça perguntas para esclarecer as suas dúvidas.
  • Nunca pare de tomar os seus medicamentos, sem antes falar com o seu médico.

A Hipercolesterolemia Familiar é uma doença genética que causa níveis muito aumentados de LDL colesterol no sangue de seus portadores. Por causa disso, estas pessoas estão sob um risco muito aumentado de infarto do coração. Se você tiver colesterol LDL acima de 210 mg/dl e membros em sua família com infarto em idade inferior a 45 anos, entre em contato com o InCor pelo e-mail hipercolbrasil@incor.usp.br enviando como anexo uma cópia ou foto do seu exame de colesterol junto com um número de contato telefônico. A Equipe do Hipercol Brasil entrará em contato com você!

Continue visitando o nosso site para aprender mais sobre a HF. Leve esta notícia ao seu médico. Espalhe que a HF é tratável, quanto mais cedo diagnosticado melhores são os resultados. A HF é familiar, passa de geração em geração, portanto todos precisam ser diagnosticados.

Seja um Associado

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário