Qual o caminho para o tratamento da hipercolesterolemia familiar?

Qual o melhor caminho para o tratamento da hipercolesterolemia familiar? Parte 1

A hipercolesterolemia familiar (HF) é uma doença que pode ser facilmente detectada e tratável. Entretanto na Europa, segundo artigo de Manon Flausch publicado no site EurActiv.com, apenas a Eslovênia e a Holanda têm um programa de triagem para diagnosticar esta doença.

A HF é uma doença genética (herdada dos parentes - pais e avós) caracterizada por altas concentrações sanguíneas de colesterol LDL (“o mau colesterol”) e pelas suas manifestações desde uma idade ainda jovem.

Colesterol é uma substância chamada esteroide, encontrada nas membranas celulares e transportada no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por outros seres vivos, como plantas e fungos.

Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal. As plantas apresentam um tipo de composto similar chamado de fitosterol.

A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta. Portanto, ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se não forem ingeridas quantidades adicionais de colesterol através da dieta (a menos, claro, que haja uma doença genética).

O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado, medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias). O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela relação existente entre doenças cardiovasculares e as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue (hipercolesterolemia).

O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele se liga a diversos tipos de lipoproteínas (como se elas fossem carros que transportam passageiros e que são solúveis em água). Existem vários tipos de lipoproteínas, e elas são classificadas de acordo com a sua densidade. Destas, as que causam os problemas da HF são chamada lipoproteínas de baixa densidade (ou colesterol LDL).

A HF raramente apresenta sintomas óbvios nos primeiros trinta anos de idade e, portanto, frequentemente não é diagnosticada. Todavia, isto constitui um perigo, pois, devido às altas concentrações de colesterol LDL no sangue, placas de gordura (ateromas) formam-se no revestimento interno das artérias, o que aumenta o risco de obstrução (entupimento) delas e consequentes problemas cardiovasculares.

A maioria dos portadores de HF são vítimas frequentes de eventos cardiovasculares (por exemplo, infarto do miocárdio), ao chegar aos 30 anos de idade e, às vezes, até antes disso. Há diversos tratamentos disponíveis, que são mais eficazes se a doença for precocemente diagnosticada. O risco de ter um acidente vascular cerebral é menor se o diagnóstico foi feito ainda na infância.

Estima-se que apenas um pequeno número dos portadores seja corretamente diagnosticado e a que maioria deles não se recupera completamente. Como é feito o diagnóstico da HF?

Veja na próxima semana, na parte 2 deste artigo.

---

Se você tiver colesterol LDL acima de 210 mg/dl e membros em sua família com infarto em idade inferior a 45 anos, entre em contato com o InCor pelo e-mail hipercolbrasil@incor.usp.br enviando como anexo uma cópia ou foto do seu exame de colesterol junto com um número de contato telefônico. A Equipe do Hipercol Brasil entrará em contato com você!

Continue visitando o nosso site para aprender mais sobre a HF. Leve esta notícia ao seu médico. Espalhe que a HF é tratável, quanto mais cedo diagnosticado melhores são os resultados. A HF é familiar, passa de geração em geração, portanto todos precisam ser diagnosticados.

Seja um Associado

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário